top of page
Buscar

JEBS 2021: FDEPR e Paraná Esporte juntos pelo Desporto Escolar Paranaense



Nesta quarta-feira (07) foi realizada, na sede da Paraná Esporte, uma reunião para a apresentação e detalhamento da execução dos Jogos Escolares Brasileiros de 2021, que será realizado no Rio de Janeiro. O encontro contou com a presença do colegiado da Paraná Esporte e o Superintendente Geral de Esportes do Governo do Estado Hélio Wirbiski. Em pauta, foram apresentados calendário e programação pré-definidas, funções e necessidades de logística, e números das disputas do evento.


A FDEPR e Paraná Esporte, apresentaram propostas em conjunto, com a gestão compartilhada de ações e iniciativas para as próximas edições. “Poder explanar aqui para todo colegiado da Paraná Esporte, que representa o governo do estado, uma proposta de gestão compartilhada, e também falar da volta dos JEBS, num palco que é nada menos que o Parque Olímpico do Rio de Janeiro, é um primeiro grande passo para o desenvolvimento do desporto escolar em nosso estado, nesse formato de gestão da CBDE e Federação do Desporto Escolar do Paraná”, afirmou Clésio Prado, presidente da FDEPR.


O presidente reforçou ainda a importância da parceria com a Paraná Esporte. “O paraná é um celeiro de talentos do desporto escolar, nós temos certeza que teremos representantes nos eventos internacionais desta parceria que está iniciando. É uma primeira proposta, um primeiro contato, agora a tarefa de casa de cada um é cumprir e objetivar. Nós temos os prazos de adesão, da própria CBDE e por isso já iniciamos o nosso trabalho”, explicou Clésio Prado.

Falando em trabalho, toda estrutura da Paraná Esporte já prepara a programação de disputas estaduais para 2021, com a retomada das atividades respeitando os protocolos de segurança e saúde. Segundo a supervisora dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), Marcia Regina Tomadon, “estamos fazendo uma reformatação de um evento sem alojamento, com sistema de eliminatórias simples, e os JEBS sem dúvida serão um grande atrativo para as nossas crianças de 12 à 14 anos que estarão disputando os jogos no ano que vem”.


Para o diretor de esportes da Paraná Esporte, Cristiano Barros d’El Rei, o novo planejamento está praticamente concluído. “Tivemos reuniões internas e também com os 32 núcleos regionais de educação, já temos uma proposta de calendário para 2021 e no dia 14 estaremos apresentando ao nosso colegiado, já num cenário da continuidade da pandemia, sem vacina. Então pensamos num plano B, todo o processo está passando por essa formatação, parabenizo o sistema CBDE pelo retorno dos JEBS, que vai contribuir muito para a retomada do esporte escolar no país e também no Paraná”, afirmou d’El Rei.



Os Jogos Escolares Brasileiros terão sete dias de duração e as disputas estão previstas para acontecer entre setembro e outubro de 2021. Serão 17 modalidades reunindo cerca de 7,5 mil crianças e adolescentes, dos 12 a 14 anos, aproveitando a estrutura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Das modalidades, dez valerão como seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares.

323 visualizações0 comentário
bottom of page