top of page
Buscar
  • fernrhcp

FDE-PR e CREF-PR firmam parceria inovadora para o Desporto Escolar

Entidades promoverão ações conjuntas para fomentar a capacitação profissional e a participação mais efetiva de crianças e adolescentes no desporto escolar


Com o objetivo de fortalecer a importância da iniciação esportiva, a Federação do Desporto Escolar (FDE-PR) e o Conselho Regional de Educação Física (CREF-PR) se unem em uma nova parceria que busca a capacitação profissional para o desenvolvimento do desporto escolar no estado. O projeto foi iniciado, oficialmente, na sexta-feira (12), entre os presidentes das entidades, Antonio Eduardo Branco (CREF-PR), e Clésio Prado (FDE-PR).


O ano de 2021 será marcado por muitas novidades para o desporto escolar do Paraná. A FDE-PR está trabalhando em novas ações e, uma delas, é reafirmar esta parceria com o Conselho Regional de Educação Física. “O CREF-PR sempre foi parceiro da Federação na reorganização da entidade, a partir de 2014, por meio do professor Branco. Sempre tivemos o apoio em nossas ações e a reunião que aconteceu foi para ampliarmos e fortalecermos a parceria no novo calendário da Federação”, explicou o presidente da FDE-PR, Clésio Prado.


O ponto de partida encontrado para este trabalho de desenvolvimento do desporto escolar é a iniciação da qualificação. A FDE-PR e o CREF-PR pretendem ampliar sua atuação e chegar a regiões do estado e professores que possuem menos acesso às formações. “Estas ações começam com a oportunidade de capacitar melhor os profissionais de Educação Física, professores e técnicos das modalidades”. Segundo ele, este é um marco para as duas entidades de proporcionarem este tipo de preparação por todo o estado do Paraná.


Aproveitando a realização e o andamento das competições que acontecem pelo estado, a FDE-PR e o CREF-PR querem oferecer cursos, clínicas e oficinas à comunidade esportiva escolar, tendo o foco principal na formação e capacitação de professores e técnicos que trabalham com o desporto escolar.


Estas ações atingirão, diretamente, a preparação dos atletas e das equipes escolares em competições. “Com todo este trabalho de formação, também poderemos conhecer mais atletas talentosos que podem seguir uma carreira profissional”, destacam os presidentes, sobre a amplitude deste projeto.


Desta forma, as entidades acreditam que o esporte, como um todo, será fomentado de maneira mais ampla, recebendo o apoio de parcerias futuras para a continuidade deste projeto, que já conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Paraná Esporte.


“Tanto o CREF, quanto a FDE, têm necessidade de deixarem um legado para as crianças e adolescentes no desporto escolar. Isso não envolve somente a participação em competições, mas sim, saúde, desenvolvimento cognitivo e rendimento que se transformam em qualidade de vida e bem-estar”, salienta Branco.


Assembleia ordinária da FDE será realizada na sede do CREF


Na oportunidade da reunião, o presidente do CREF-PR, professor Branco, colocou a estrutura da entidade à disposição da FDE-PR para a realização de sua Assembleia Ordinária. O presidente Clésio ficou honrado com o convite feito para a Federação e aceitou a disponibilidade de realizar o evento na sede do CREF.

26 visualizações0 comentário
bottom of page