Buscar

Brasil é Destaque na Gymnasíade 2022 na França

Delegação é a segunda melhor colocada na competição



Foram 126 medalhas: 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes. A delegação brasileira encerrou a Gymnasiade, na França, com um desempenho brilhante, ocupando a vice-liderança do quadro geral de conquistas. O título de campeão medalhista ficou para os anfitriões da competição, que somaram 130 pódios, desses 51 foram com ouros.


O Brasil havia embarcado para a França com o objetivo de manter-se entre os primeiros colocados no quadro de medalhas. A estimativa da CBDE era de seguir no patamar de performance das duas últimas edições. Em 2016, na cidade de Trabzon, na Turquia, o país conquistou 128 medalhas – 57 de ouro, 32 de prata e 39 de bronze – e terminou no topo do quadro de medalhas, seguido de Turquia e França.


Em 2018, no Marrocos, o Brasil foi o terceiro colocado, com 87 medalhas – 27 de ouro, 26 de prata e 33 de bronze, atrás apenas de Ucrânia e Marrocos.


A Gymnasíade esportiva escolar reuniu 3,4 mil atletas de 69 países e foi encerrada no domingo, 22.05.2022. A equipe nacional embarcou com 230 representantes de 22 Unidades Federativas e atuou em 20 modalidades. O Paraná foi destaque no atletismo e no vôlei de praia.


Além do segundo lugar no quadro geral e das dezenas de medalhas, os jovens brasileiros foram agraciados com o Troféu Fairplay, destinado à delegação que mais cativou a atenção dos participantes e dos organizadores do evento. "O Brasil, além de ser muito forte esportivamente, como demonstra nosso resultado expressivo, também é o mais querido. Isso significa que estamos cumprindo o papel de pregar a paz, a união, a tolerância, e de contribuir para a formação da cidadania desses jovens e para a construção de um mundo melhor", afirmou o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho.


Organização - a Gymnasíade Mundial Escolar é de realização da ISF SPORTS - Federação Internacional Escolar, e conta com alunos selecionados através das Seletivas Nacionais, de organização da CBDE - Confederação do Desporto Escolar através das Federações do Desporto Escolar de cada estado brasileiro. O Paraná é representado pela FDE-PR - Federação do Desporto Escolar do Paraná, que atua em cooperação com o Governo do Estado através da Superintedência Geral do Esporte.

4 visualizações0 comentário