Buscar

Autoridades do mundo político e esportivo se reúnem em Brasília para definir o retorno dos JEBs



Brasília – Na manhã desta quinta-feira (24), a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com  a Secretaria Especial de Esporte, órgão vinculado ao ministério da Cidadania, promoveu na capital federal, a primeira reunião de trabalho que definiu o pontapé inicial para a realização dos Jogos Escolares Brasileiros, carinhosamente conhecido como “JEBs”. O evento contou com a participação de autoridades esportivas, políticas e acadêmicas que iniciaram um amplo diálogo sobre as ações que serão estabelecidas após o encontro.


O anúncio de retorno dos jogos foi feito pelo próprio secretário Especial do Esporte, Marcelo Magalhães, em julho deste ano, ocasião em que ele informou que o torneio será realizado entre a secretaria e a CBDE, gerando uma expectativa positiva no retorno dessa competição que durante muitos anos foi celeiro na descoberta de grandes nomes para o esporte nacional fazendo parte na vida de milhares de atletas.


– Vamos continuar trabalhando em conjunto para construir relevância no desporto escolar educacional. O nosso compromisso, alinhado ao pensamento do ministro Onyx e do presidente Bolsonaro, é de fortalecer o segmento dando a base esportiva do nosso país a posição de destaque que ele merece.  


Recepcionado pelo presidente Antônio Hora Filho, o secretário Magalhães chegou ao lado de seu adjunto, André Alves, e do deputado federal, Eduardo Bolsonaro que enalteceu a agenda de resgate de tudo aquilo que, segundo ele, faz a diferença no futuro do esporte.


– A secretaria é enxuta e não conseguiria fazer um trabalho grandioso de nível nacional se não tivesse a CBDE vindo junto, se complementando, organizando na esfera estadual e depois na nacional, os Jogos Escolares Brasileiros. Parabéns a Confederação, e vamos colocar a juventude para praticar esporte, pois faz bem para a saúde e quem sabe surja um talento que possa nos trazer ainda mais alegrias no futuro.


A competição será realizada entre estudantes de 12 a 14 anos que irão buscar uma vaga para o Campeonato Sul-Americano Escolar, previsto para ser realizado no Brasil, em dezembro de 2021. Durante sete dias, as disputas prometem agitar a capital carioca, aquecendo a economia e deixando mais um legado esportivo para o Estado do Rio de Janeiro.

Ao todo, serão dezessete modalidades esportivas disputadas simultaneamente por 7.500 atletas escolares. Além disso, mais de 8 mil passagens aéreas serão destinadas para as delegações. Desse montante, 1.350 serão para treinadores, 400, para árbitros e outras 400 estão destinadas para os delegados.

Na premiação, serão 140 troféus e mais de 2 mil medalhas. Todo o evento será transmitido ao vivo, para todo Brasil, em mais de 180 horas de transmissão em nossos canais de comunicação.


Cidade sede

O presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, durante a sua apresentação na reunião de trabalho, divulgou que o Rio de Janeiro será a cidade sede da competição. Polo turístico que carrega em sua história a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, a cidade maravilhosa utilizará os equipamentos do legado Olímpico na realização do torneio.

Feliz com o anúncio, o secretário de estado de Esportes do Governo do Rio de Janeiro, Felipe Bornier, garantiu se empenhar para que o evento seja um sucesso.

– É um momento muito importante motivo de grande felicidade para o nosso estado. Tenho certeza de que a população carioca receberá esse evento muito bem. Vamos juntos construir um calendário positivo fazendo com que esse evento retorne ainda maior. Agradeço a oportunidade que a CBDE nos deu, bem como todo o apoio do Governo Brasileiro, através da secretaria Especial do Esporte. Vamos trabalhar, organizando, planejando, para que essa vontade de fazer com que esse evento se transforme em um sucesso se torne realidade.

JEBs

Os Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs) foram a primeira competição de cunho escolar de abrangência nacional. Criada em 1969 pela antiga divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Cultura, a primeira edição dos jogos foi disputada na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

Em 1976, em consonância com a Lei nº 6.251 de 1975 e com o Decreto 80.228 de 1977, os Jogos Estudantis Brasileiros dividiram-se em esporte escolar e universitário. Assim nasceram os Jogos Escolares Brasileiros (JEB´s), que se tornaram referência nacional até o ano de 2004.  As competições possibilitaram aos atletas escolares a oportunidade de vivenciar um intercâmbio esportivo nacional, onde colocaram em prática os valores e o espírito esportivo. 

Entre os objetivos dos JEBs estavam: fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte; e garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte estudantil. 

Fotos: Paulo Pestana e Francisco Medeiros

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar


22 visualizações
cbde-logo_1 (1).jpg
logo isf.png
#jogolimpo
ASSINATURA_CIDADANIA_216X64px.png

Federação do Desporto Escolar do Paraná - 04.161.224/0001-36 - Rua Delegado Leopoldo Belczak, 2611. Curitiba ,Paraná

© 2019 by FDEPR